Ptose de supercílio
A queda das sobrancelhas (supercílio) é uma condição pouco identificada pelo paciente. O paciente com ptose do supercilio, geralmente se queixa de excesso de pele em região de pálpebras e de um olhar triste e cansado.
No ser humano existe um equilíbrio dinâmico entre os músculos elevadores e depressores dos supercílios, e, com o envelhecimento, ocorre um desequilíbrio em favor dos músculos depressores, resultando em queda dos supercílios.
Outros fatores como a gravidade, perda da tonicidade da pele, atrofia muscular, reabsorção óssea, alterações hormonais e a hereditariedade contribuem para que ocorra essa ptose. A porção lateral do supercilio (cauda) é a primeira a ficar comprometida.
A queda do supercílio, além do comprometimento estético, pode diminuir a qualidade da visão.
Quando há indicação e desejo do paciente, a blefaroplastia também pode ser associada à correção de ptose de supercílio, para remoção de pele e bolsas de gordura.
Tipo de Anestesia
A anestesia é local com sedação, e a cirurgia é feita sob o acompanhamento minucioso de um médico anestesista, que realiza toda a monitorização necessária durante o procedimento, garantindo o conforto e a segurança ao paciente.Tratamento
A correção temporária pode ser obtida com aplicação da toxina botulínica. Porém a correção definitiva, é obtida através da cirurgia. Entre as opções cirúrgicas, há diversas técnicas e o cirurgião oculoplástico buscará o melhor efeito com o mínimo de cicatrizes.Cicatriz
Sim. Mas ela pode passar desapercebida devido aos pêlos da região, ou até mesmo confundida com algumas rugas presentes nessa região. Em algumas pacientes que ficarem com a cicatriz um pouco mais inestética, de preferência mulheres, sempre orientamos sobre a possibilidade de micropigmentação.Lembre-se que nenhum conteúdo explicativo, substitui uma consulta médica.
Na dúvida, procure seu oftalmologista.